Uma delegação de vizelenses, composta por cerca de 45 pessoas entre os 7 e os 65 anos de idade, participaram no terceiro aniversário da Associação Portuguesa e Cultural de Frontignan, que se comemorou nos dias 26 e 27 de Abril.
Integrou a comitiva a Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Vizelense, o Conjunto Típico Irmãos Peixoto, os Amigos das Concertinas de Vizela, representantes do Futebol Clube de Vizela e da Câmara Municipal de Vizela.
Tratou-se de um fim-de-semana pleno de actividades culturais ligadas à música, com actuação de todos os grupos musicais em dois concertos. A missa solene de aniversário foi cantada pela Orquestra Ligeira de SF Vizelense, tendo sido muito apreciada pelos presentes, sobretudo no que se refere à solista Joana Ferreira.
Para além dos emigrantes portugueses, participaram muitos franceses nas festividades, que deram os parabéns à comitiva vizelense e à organização pela qualidade dos espectáculos proporcionados.
A Cônsul de Portugal em Marselha, Conceição Pilar, também esteve presente durante todo o dia de sábado, altura em que se deu a recepção oficial na Câmara Municipal de Frontignan pelo maire Pierre Bouldoire. O autarca de Frontignan agradeceu a presença de todos e manifestou ser sempre uma “alegria imensa” receber amigos vizelenses.
Já Dora Gaspar, da Câmara Municipal de Vizela, destacou o “enriquecimento pessoal” que a iniciativa proporcionou. “O contacto com pessoas de culturas diferentes é a melhor forma de alargarmos horizontes, sermos mais tolerantes e cultos”, referiu.
Uma ideia partilhada por todos os presentes que ficaram muito satisfeitos com o acolhimento e com a experiência de terem contactado, muitos deles pela primeira vez, com uma cultura diferente.