Discurso do Comandante Rogério Caldas no aniversário de ontem traça o futuro da Corporação vizelense

"Acabar com o Quadro de Especialistas/Auxiliares, foi das maiores machadadas nos Corpo de Bombeiros". (...)"Por muito que se realizem actividades demonstrativas do nosso trabalho, por muito rápidos e eficazes que sejamos na prestação do socorro, por muito bonitos que sejam os nossos desfiles e participações em cerimónias religiosas, é preciso dar a conhecer à comunidade que existe muito mais para além disso".


(Pela sua importância, o ddV publica na íntegra o discurso de Rogério Caldas, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vizela, proferido ontem no decurso dos festejos do 132º aniversário da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela)


"Ex.mos Senhores:

Ao iniciar esta minha intervenção, agradeço a todos quantos se quiseram associar ás comemorações do nosso 132º aniversário, dignificando com a vossa presença estas cerimónias.

Acabámos de assistir á entrega de um grande número de medalhas, aos elementos que fazem parte deste Corpo de Bombeiros. Para uns, é um exagero, para outros a justiça das mesmas é relativa, e ainda para outros um desperdício financeiro.

No meu ponto de vista, e porque infelizmente ainda não possuímos um regulamento interno de condecorações, o que virá a acontecer no próximo semestre, a atribuição de condecorações ficará sempre sujeita a critérios, que possam conter alguma subjectividade. No entanto, a culpa de todas estas dúvidas não é certamente dos Bombeiros que, com maior ou menor assiduidade, com maior ou menor empenho, têm contribuído para elevar a prestação do socorro às populações na nossa área de intervenção, e no Distrito, a níveis bastante altos. Para todos os condecorados, os meus parabéns e meu abraço solidário.

Por muito que se realizem actividades demonstrativas do nosso trabalho, por muito rápidos e eficazes que sejamos na prestação do socorro, por muito bonitos que sejam os nossos desfiles e participações em cerimónias religiosas, é preciso dar a conhecer à comunidade que existe muito mais para além disso. Exemplificando :

Rejuvenescimento do Corpo
Abertura do Corpo ao sector feminino.
Nível formativo do Corpo
Actividade Formativa Interna
Actividade Formativa Externa
Apoio ao Desporto Federado e Escolar
Apoio às Colectividades

Relativamente ao Rejuvenescimento do Corpo de Bombeiros, informo que entre 2007 e 2009 receberam a Medalha de 5 anos 50 Bombeiros, equivalente a 38 % do total de elementos dos Corpo.

A nível de média de idades a mesma passou de 39 para 34 anos baixando portanto 5 %.
Em finais de 2002, e pela primeira vez na história da Associação, abriram-se as portas ao sector feminino, trazendo até nós uma mais valia facilmente comprovada, nesta ainda curta história. Neste momento, o total de elementos femininos inscritos neste Corpo de Bombeiros representa 22% do total.

A nível formativo em 2002 83% de elementos deste Corpo tinham a Instrução Primária para 37% em 2009, 24% 9.º Ano, 8% 12.ºAno, 6 % Frequência do Ensino Superior e 8% de Formação Académica.

Na actividade formativa interna, a constituição do Corpo Activo sofreu as seguintes alterações:

Elementos de Comando passaram de 1 para 3 elementos

Adjuntos Equip de 3 – (2 Médicos e 1 Capelão) para 6 Oficiais Bombeiros de 2.ª ( 1 Médico, 1 Capelão, 1 Advogada, 1 Enfermeira, 1 Eng.ª Florestal e 1 Psicóloga ).

Elementos de Chefia c/ formação própria de 0 para 2 elementos

Bombeiros de 1.ª de 12 para 20

Bombeiros de 2.ª de 13 para 27

Bombeiros de 3.ª de 40 para 44

Aux. Motoristas hoje Bomb. 3.ª Supranumerários de 23 para 25

Aqui abro um parênteses, para sublinhar a importância do senhor CODIS Hercílio Campos na concretização destes objectivos, porque sempre reconheceu as dificuldades dos Corpos de Bombeiros para se reorganizarem, promovendo os Cursos para as necessárias promoções. O meu agradecimento.


Como exemplo temos Bombeiros agora promovidos a 1.ª que em 2002 eram Aspirantes.
Bombeiros c/ Curso TAS (Tripulante de Ambulância de Socorro) de 2 para 9 elementos

1 Formador de TAT / TS

Formação a decorrer e para concluir até final do corrente ano:

41 elementos Supranumerários para concluírem o Curso Inicial de Bombeiro

Abertura de formação para promoção de 1 Bombeiro de 1.ª para Chefia 2 Bombeiros de 2.ª para 1ª e 9 Bombeiro de 3ª para 2.ª.

Em início de formação temos 7 Cadetes e 9 Estagiários.

Dinamização da Juvebombeiro, para que os jovens para além das actividades Recreativas e Desportivas, possam desde cedo interiorizar duma forma mais responsável, o que representa pertencer à grande Família dos Bombeiros.

Neste momento, o Delegado Distrital de Braga é dos Bombeiros de Vizela


Formação Externa

Porque a valorização pessoal dos elementos deste Corpo é importante para nós, através do Programa Novas Oportunidades em 2003 concluíram o 9.º ano de escolaridade 22 elementos. Nesta altura, e já em fase adiantada, encontram-se em formação para o 12.º ano 17 elementos, e para o 9.º ano mais 11 elementos.

Em parceria com a ACIV, concluiu-se há poucos dias um Curso de Processador de Texto (WORD), e iniciar-se-á em Setembro outro de EXCEL. Outras iniciativas se seguirão.

Apoio ao Desporto Federado e Escolar

Prestamos apoio de Prevenção aos jogos de F.C.Vizela, Moreirense e Fundação Jorge Antunes nos jogos federados, e a todas as Escolas e Colectividades em actividades Escolares e Recreativas.

Toda esta informação, é mais de carácter interno e local, divulgando à população aquilo que se passa dentro das paredes desta casa para além do socorro.

De âmbito Nacional, temos a grande alteração organizativa a que estão sujeitos os Corpos de Bombeiros, originada pelas alterações legislativas encetadas pela ANPC.

Tenho assistido a tomadas de posição críticas sobre toda esta legislação vindas das estruturas nacionais (LBP), e de muitos Directores e Comandantes de Corpos de Bombeiros. Acontece, que também eu sou crítico sobre algumas dessas leis, principalmente por serem publicadas em grande quantidade num curto espaço de tempo, obrigando os responsáveis pelos Corpos de Bombeiros a um grande esforço de adaptação. Fazer leis em gabinetes sem descerem ao terreno, desconhecendo ou não querendo conhecer as realidades e especificidades dos diversos Corpos de Bombeiros, é no mínimo pretensiosismo, mais ainda não querendo ouvir as nossas opiniões fruto da experiência interna e no terreno.

Acabar com o Quadro de Especialistas/Auxiliares, foi das maiores machadadas nos Corpo de Bombeiros.

No entanto nem tudo é mau, e não posso concordar com o derrotismo que se apodera dos responsáveis dos Bombeiros, como se tudo fosse mau e a ANPC fosse um bichinho papão. Nós temos de demonstrar as nossas capacidades, e por actos fazer ver que somos capazes de enfrentar mais este desafio. Muita da legislação aprovada é de grande utilidade para nós, ajudando-nos a dando-nos ferramentas para normalizar conceitos e procedimentos, acabando com a anarquia que em muitos casos existe, e que faz com que cada um puxe para o seu lado em vez de todos para o mesmo.

Insistir que somos o maior agente de protecção civil, e demonstrar contentamento por finalmente vermos reconhecido esse papel, deve para além da natural satisfação servir para que possamos demonstrar também que somos os melhores o que infelizmente e lamento muito dizê-lo, não corresponde à verdade.

Quando insistentemente se menciona os mais de 600 anos dos Bombeiros Portugueses como facto de grande valor histórico, em que muito heróis anónimos deram o melhor de si, (quantas vezes com a sua própria vida) para salvar vidas e bens, não deve por si só servir para escamotear o quantos estamos longe de sermos uma força estruturada e disciplinada capaz de ombrear com outras forças integrantes do Dispositivo Nacional.

Ninguém duvide, que temos as condições necessárias para sermos tão bons como os melhores, assim o queiramos, mas para isso temos que ser rigorosos e profissionais naquilo que fazemos.

A imagem que deixamos nas cerimónias do dia da Protecção Civil, não podemos permitir que voltem a acontecer. Deixava aqui para reflexão de todos duas máximas bem conhecidas, uma nossa:


VOLUNTÁRIOS POR OPÇÃO E PROFISSIONAIS NA ACÇÃO

e outra do Rotary que com a devida vénia transcrevo: «DAR DE NÓS SEM PENSAR EM NÓS»

Se todos as conseguirmos interiorizar, não poderemos nunca temer o futuro, assim o queiramos.
Da minha parte, e ao olhar para esta formatura, sinto orgulho do trabalho que temos vimos a realizar,

Um 2.º Comandante jovem bem formado e com grande margem de progressão, Um Adjunto de Comando hoje empossado com vasta experiência operacional, duas Oficiais Bombeiras que terminam o respectivo Curso no final deste mês, uma outra que o vai frequentar em Setembro e mais duas que tenho esperança que também o consigam, independentemente de não depender só delas.

Mais dois elementos de Chefias com vasta experiência operacional, e com a aprovação do Quadro de Pessoal pela ANPC as promoções pendentes desde Julho de 2008 acabam por ser concretizadas, promovendo muita juventude responsável aos restantes postos da hierarquia transmitindo-nos a confiança de um futuro risonho.

A toda esta juventude temos de associar a experiência e dedicação dos mais antigos que são fundamentais para que a transição se faça sem quebras.

Depois de tudo isto, e parafraseando as palavras da Homilia que o nosso Capelão proferiu, sinto-me um agricultor que lançou as suas sementes para um futuro melhor da nossa Associação. Os excertos necessários podem criar tristeza no momento, mas os frutos futuros serão a alegria da boa sementeira».

Partilhar