COMUNICADO
Cerca das 15h30 de hoje, dia 12 de Maio de 2009, o Conselho Europeu de Ministros da Cultura designou Guimarães como uma das capitais europeias da cultura 2012, conjuntamente com Maribor.
Esta decisão suscita-nos a seguinte reacção:
1. A decisão vem confirmar o parecer favorável do painel de selecção de apreciação das candidaturas a Capital Europeia da Cultura, e validar a qualidade e relevância da candidatura de Guimarães, significando que a Europa reconhece a mais valia e o interesse que Guimarães, cidade de média ou pequena dimensão em termos europeus, pode aportar à Europa.
2. A decisão confirma a justeza da nossa política cultural, traduzida em investimentos realizados nas duas últimas décadas – nos planos material, patrimonial e simbólico -, em equipamentos, e também numa agenda cultural rica, diversificada e de matriz contemporânea.
3. A Capital Europeia da Cultura significa uma oportunidade para, com os Vimaranenses, se concretizarem objectivos comuns: elevar o nível de formação e qualificação das pessoas, a sua qualidade de vida em termos de exigências e de participação, elevar os seus anseios e aspirações, garantindo um melhor futuro para todos.
4. O momento de celebração será o próprio ano de 2012, que queremos de festa da participação e do envolvimento.
Guimarães, 12 de Maio de 2009
a) Dr. António Magalhães
Presidente da Câmara Municipal de Guimarães