O relato dessa presença em Roma é contado ao ddV na primeira pessoa por Joaquim Polery:
"No dia da chegada a Roma, Sábado 25, participamos da Vigília de Oração, que decorreu na Igreja de Sto. António, Igreja dos Portugueses, cerimónia a que presidiu o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, orientada pela Congregação dos Carmelitas, com a presença de alguns Bispos onde destacamos o da nossa Diocese de Braga, D. Jorge Ortiga.
Notada, neste dia, a presença de D. Duarte, Duque de Bragança, e sua família. Tal se deve ao facto de Nuno Álvares Pereira ( S. Nuno de Santa Maria) ter sido o fundador da nobre “Casa de Bragança”. Paulo Portas, político do CDS/PP, também marcou presença.
No Domingo, dia 26 de Abril, logo pela manhãzinha, caminhamos até à Praça de S. Pedro, no Vaticano, onde partilhamos da Eucaristia e vivemos o “Momento Único” da Canonização de um Santo Português (em simultâneo com outros quatro Santos Italianos), que muito representa e que assumimos como “Modelo” enquanto Dirigentes do Corpo Nacional Escutas.
Depois de algumas caminhadas pela Roma Histórica e Antiga, ousando aprender e compreender, participamos na Segunda Feira, dia 27, na Eucaristia de Acção de Graças e Jubileu do Ano Paulino, celebração que decorreu na Basílica de S. Paulo, Eucaristia presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, vários Bispos das Dioceses Portuguesas, Sacerdotes e Clero Português que exerce funções na Cidade do Vaticano.
Confortados pela vivência destes momentos; Cientes do tal facto representa para cada um dos Dirigentes, regressamos a Vizela com a certeza que “Vale Sempre a Pena” Lutar e Viver por um Ideal com Valores".