"Varzim ataca direitos na TV
O Varzim rejeita a proposta da PPTV – empresa da Controlinveste, de Joaquim Oliveira, detentora dos direitos das transmissões televisivas – que pretende manter os 50 mil euros anuais pagos a cada clube da Honra. Isto apesar do eventual aumento, na próxima época, de um para dois jogos exibidos semanalmente pela Sport TV. A PPTV é accionista da Sport TV, com uma participação de 50 por cento do capital.
"No total, os 16 clubes da Honra recebem 800 mil euros, ou seja, metade do que usufrui um único clube da Liga [1,5 milhões]. Um valor razoável seria algo entre 300 e 500 mil euros", diz Lopes de Castro, líder dos poveiros. O habitual porta-voz da Comissão de Clubes da Honra sugere que os emblemas encontrem outra solução, em vez de renovarem os contratos, que findam este ano: "Vou sugerir que se mandate a Liga para procurar uma melhor proposta. Ou então, mais vale não recebermos nada, e vincarmos uma posição. É preciso perceber que isto está tudo mal, em vez de se chamar bandidos aos dirigentes. Sem receitas, a Honra acaba."
"Em termos de vários custos – organização de jogos, castigos e afins – há grande proximidade entre Honra e a Liga. Nos proveitos, a diferença é enorme", lembra Lopes de Castro, que critica também o valor do patrocínio da Vitalis (7500 euros a troco de cem bilhetes por jogo) à Honra.
Sérgio Pereira Cardoso"