Terminou ontem a terceira edição da Feira do Açúcar de Vizela – “O Bolinhol Convida”, que se realizou no passado fim-de-semana, na Praça da República, que se encheu de gente para apreciar os mais diversos doces de várias regiões do País. Câmara e vendedores fazem um balanço positivo do certame.
Divulgando essencialmente o doce tradicional de Vizela - o Bolinhol, neste certame pretendeu a CMV reunir os mais variados doces regionais feitos em açúcar, como: os ovos-moles de Aveiro, os doces conventuais de Tentúgal e de Nelas, o pão-de-ló de Felgueiras, os sonhos e rabanadas de Vila Nova de Famalicão, gomas de Penafiel, compotas de Braga, os famosos jesuítas de Santo Tirso, doces de amêndoa de Santa Maria da Feira, Ginginha de Óbidos e mel de Castelo da Maia.
A abertura desta terceira edição esteve a cargo do Vice-Presidente da Câmara, Dinis Costa, que salientou a participação “pela primeira vez das três pastelarias – Pão de Ló Delícia, Kibom e Fina - que a Câmara Municipal de Vizela reconhece como fabricantes de Bolinhol, doce típico da nossa cidade e que serve de mote a este certame.”
Dinis Costa destacou a importância deste evento “para que a doçaria seja cada vez mais um motivo de atractividade do turismo de Vizela, enquanto elemento diferente e caracterizador da oferta do nosso concelho, de forma a valorizar, salvaguardar e promover o nosso património”.
De destacar a animação do certame que esteve a cargo dos Adiafa, Blind Zero e Mónica Sintra.
A Autarquia vizelense considera positivo o balanço da feira, os vendedores também consideraram que se vende mais na Praça da República do que no Parque das Termas, pelo que a próxima edição já deve estar em marcha.