Presidente da Câmara Municipal, Vice-presidente e Presidente da Junta de S. João das Caldas e da Assembleia incorporaram-se no cortejo religioso a convite do pároco José Machado, dando-se ainda a presença do Presidente do Rotary. A noite esteve agradável em questões climatéricas. Houve mais fiéis a acompanhar a procissão e menos a assistir nos passeios.
Foi em grande silêncio que a procissão do Enterro do Senhor percorreu ontem as ruas principais da cidade de Vizela numa das maiores manifestações da Semana Santa.
Para muitos esta é a procissão mais bonita de todas, havendo quem defenda há vários anos que estas cerimónias pascais, beijar das cruzes nos bombeiros incluído, deveria ser promovidas em simultâneo pelas duas paróquias da cidade. E o quanto seria mais imponente nesta noite se a procissão do Enterro do Senhor contasse com a participação da paróquia de S. Miguel?
A noite, embora um pouco fria, não trouxe chuva tendo a procissão percorrido em enorme silêncio as ruas de Vizela ouvindo-se apenas o ronfar da caixa do CNE de S. João que marcava a cadência e o som, sempre belo, das marchas fúnebres interpretadas pela Sociedade Filarmónica dirigida pelo maestro José Manuel Guerra.
O Corpo Activo dos Bombeiros de Vizela, comandados por Rogério Caldas, emprestam sempre a esta cerimónia real sentido estético e religioso, sendo os bombeiros os «soldados da paz».
À cerimónia religiosa, presidida pelo P. José Machado Marques, juntou-se a autoridade autárquica, com Francisco Ferreira ladeado pela sua esposa D. Alexandrina Ferreira dando-se ainda a presença de Dinis Costa, Mário José Oliveira, Mário Estêvão Costa e ainda de Xavier de Freitas, seguindo atrás de «cristo morto».
Acompanhando a procissão um enorme cordão de fiéis, enquanto nos passeios se assistiu à passagem lenta do esquife que levava de regresso à igreja de S. João os «restos mortais» de Jesus Cristo. Atrás a Sua mãe com a cabeça coberta por um véu negro.
Cheia de fé e beleza, a procissão de ontem, bem organizada, foi mais um momento alto das cerimónias pascais de Vizela que ainda prosseguem pelos próximos dias.