Ponte da Cascalheira quase pronta a receber passantes


Há mais de cinquenta anos que ninguém, a não ser os mais destemidos equilibristas, passa naquela ponte de 18 por 3 metros que une as margens do rio Vizela na Cascalheira sem piso e apenas cruzada por ferros com o rio à vista. A partir desta semana deverá estar pronta a receber transeuntes. Maravilha!


A Ponte da Cascalheira foi reconstruída toda de novo. Em ferro. Como a antiga. Os ferros transversais antigos ficaram lá mas apenas por uma questão histórica e de embelezamento. Não fazem firmeza alguma sobre a nova armação.
São 18 metros de margem a margem e três metros de largura. O piso vai ser em madeira (deverá ser posta terça-feira) e apenas pessoas a pé, e possivelmente bicicletas, poderão atravessar esta via depois de concluída.

A obra trata-se de um primeiro passo dado pela Câmara de Vizela que pretende atribuir nobreza à zona ribeirinha da Cascalheira e Parque com a construção, inclusive, de uma praia fluvial e uma ciclovia.

O acesso à ponte faz-se desde uma pequenina e estreita rua que começa ao lado esquerdo do portão de entrada do Parque Club. Quem atravessar a ponte passa para a margem esquerda do rio com acesso à Quinta de Rielhe, Cascalheira, Regato de Sá, e Alfaxim. Se seguir noutro sentido irá ter à antiga Quinta do Poço Quente onde está instalado o Pingo Doce (antiga Feira Nova).



Partilhar