A Doença Renal Crónica (CRD) é a causa de morte mais comum em gatos idosos, afectando a função renal de um terço dos felinos com mais de 15 anos de idade. Normalmente silenciosa e sem sintomas evidentes, a CRD é, na maioria das vezes, detectada em fase muito avançada, quando cerca de 85% da função renal já se encontra comprometida permanentemente. Felizmente, há boas notícias para os felinos anciões que sofrem de CRD. Chama-se Renalzin® e já está disponível na maioria dos países europeus e Japão. É fácil de administrar e provou ser muito eficaz na melhoria do funcionamento renal, podendo aumentar significativamente a qualidade de vida e taxa de sobrevivência destes “bichanos”.
Desenvolvido pela Bayer Saúde Animal, o Renalzin® contém a substância activa Lantharenol®, um quelante de fósforo que resulta das últimas pesquisas realizadas sobre falha renal, em humanos. Na composição encontramos também Kaolino, um quelante inespecífico de toxinas, e Vitamina E, um poderoso antioxidante.
“A CRD é difícil de diagnosticar nas primeiras fases – intervir logo de início com tratamento pode prevenir a progressão da doença. Renalzin® providencia uma formulação bem tolerada, na forma de um líquido que não afecta a palatibilidade e previne a absorção do fósforo pelo intestino, a principal causa por trás da CRD”, explica Dennis Chew, veterinário urologista e nefrologista da Ohio State University.
Renalzin® é uma solução oral, apresentada numa embalagem de 150 ml com bomba doseadora incorporada. A dose standard recomendada é de 2 ml, aplicada ou misturada na comida do gato, uma vez ao dia ou duas, dependendo do regime alimentar do animal.
A Doença Renal Crónica é caracterizada pela progressiva e irreversível perda da função renal, resultando, em última análise, na falha dos rins e, eventualmente, na morte se não for tratada atempadamente. Afecta três vezes mais os gatos do que os cães e estima-se que, hoje, atinja 10% dos felinos com mais de sete anos. DRC ocorre quando de modo contínuo e permanente, se verificam alterações nos rins que comprometem a capacidade de filtrar e remover os produtos resultantes do metabolismo do sangue. Estas alterações podem ter origem em doenças adquiridas como infecções, lesões traumáticas ou toxinas, ou podem resultar de factores congénitos ou genéticos.
A Divisão Saúde Animal da Bayer HealthCare é líder em soluções distintas de desparasitação. Todos os anos, o investimento é direccionado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, que confirmam o empenho na protecção dos animais e dos que com eles convivem.
Para mais informações:
Grupo Inforpress – 21 324 02 27 – 96 346 1296
Filipa Costa Prenda – fprenda@inforpress.com
João Duarte – jduarte@inforpress.com