BAYER cria revestimento resistente a incêndios

Segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), a insuficiente utilização de materiais anti-inflamáveis está entre as principais causas de incêndio em Portugal.


Segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), a insuficiente utilização de materiais anti-inflamáveis está entre as principais causas de incêndio em Portugal. Em 2005, ocorreram 6319 incêndios urbanos, 2237 em transportes e 1094 em indústrias, que provocaram 30 mortes, a maioria por asfixia. Com o objectivo de minimizar o risco de incêndios nos transportes, a Bayer MaterialScience (BMS) desenvolveu Bayblend® FR 3030 e Bayblend® MTR, dois materiais que retardam a propagação do fogo.

“Diversos testes concluíram que o Bayblend® FR 3030 e o Bayblend® MTR cumprem todas as normas ao nível dos gases de combustão resultantes num incêndio, nomeadamente quanto à densidade e toxicidade dos fumos. Graças às características especiais dos dois materiais, o risco de asfixia num incêndio é mínimo, uma vez que os gases de combustão resultantes são pouco corrosivos”, explica Alberto Goldstein, Sales Manager da BMS Portugal.

Os materiais cumprem todas as exigências ambientais, uma vez que estão classificados como isentos de halogéneos (flúor, cloro, bromo ou iodo), considerados altamente nocivos para o ambiente. As experiências realizadas demonstram, ainda, que ambos os revestimentos permanecem estáveis a altas temperaturas e têm uma rigidez elevada, visto não terem fibra de vidro, pelo que em caso de acidente, oferecem protecção máxima devido à resistência.

As placas fabricadas com Bayblend® FR 3030 e Bayblend® MTR são opacas, agradáveis ao toque e disponíveis em diversas cores. Podem ser utilizadas em bancos, tectos, painéis de parede e coberturas de diversos meios de transporte, como comboios, barcos ou camiões.

A Bayer MaterialScience, com 30 centros de produção espalhados pelo mundo, é uma das maiores produtoras de polímeros e plásticos de alta performance. Actua em cinco áreas de negócios: Revestimentos, Adesivos e Especialidades; Policarbonatos; Poliuretanos; Poliuretanos Termoplásticos e Químicos Inorgânicos Básicos. Os principais sectores de actuação são a indústria automóvel, eléctrica/electrónica, construção, desporto e lazer. O objectivo da Bayer MaterialScience é tornar realidade as visões dos clientes cumprindo assim o lema da empresa: VisionWorks.

Para mais informações:
Grupo InforPress - 21 324 02 27 - 96 346 1296
João Duarte – jduarte@inforpress.com
Filipa Costa Prenda – fprenda@inforpress.com

Partilhar