A acção, que terá lugar partir das 9h30, dirige-se a todos os mediadores e promotores de leitura, desde educadores de infância, professores, técnicos de biblioteca e outros, e traduz-se num método de investigação prática e lúdica do Ser Humano que utiliza a linguagem interior de cada um como fonte de bem-estar individual e colectivo.
As palavras escritas e lidas e ditas não tentam ser compreendidas, mas sim traduzidas em sensações e imagens: todas as sinestesias são permitidas até se transformar um significado abstracto numa vivência concreta. Até se transformar uma palavra numa memória palpável.
Sons, cores, cheiros, texturas, sabores, tudo pode ser repescado a partir da imaginação sensorial, desenvolvendo a inteligência emocional e dando-lhe forma através da expressão criativa.
Num clima descontraído e propício à livre expressão, são realizados jogos e exercícios relativamente simples, individuais e em grupo, que alternam a concentração e a descontracção, o som e o silêncio, o recolhimento e a partilha.