(NOTICIA SportInveste Multimédia
«O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu esta terça-feira enviar para a Comissão Disciplinar da Liga de Clubes o processo que envolve o Gondomar e o Vizela, relacionado com o caso Apito Dourado. A decisão foi tomada na primeira reunião do órgão jurisdicional da FPF após o polémico encontro de 4 de Julho, tendo servido para analisar processos que tinham ficado pendentes. Em causa, entre outros, estavam os processos de Gondomar e Vizela sobre manipulação de resultados e ao CJ abriam-se duas possibilidades: reenviar os processos para a Comissão Disciplinar da Liga ou o Conselho de Disciplina da FPF a analisar os casos.
Caso venham a ser condenados, Gondomar e Vizela podem ser despromovidos à II Divisão (terceiro escalão nacional), abrindo caminho para o regresso à Liga Vitalis de Fátima e Penafiel, os dois clubes que desceram na última temporada à II Divisão. A 4 de Julho, o CJ analisou os recursos do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e do Boavista no âmbito do processo Apito Final, mas a reunião decorreu de forma atribulada e terminou com a suspensão preventiva do seu presidente, Gonçalves Pereira.
Na ausência deste e do vice-presidente, Elísio Amorim, e já na madrugada de 5 de Julho, o CJ decidiu não dar provimento aos recursos e confirmou a descida de divisão do Boavista, por coacção sobre árbitros, e a suspensão de dois anos de Pinto da Costa, por tentativa de corrupção, decididas em primeira instância pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes».