Empresário vizelense continua detido em Lisboa

O homem em causa é suspeito de ser o líder de uma rede que operava em toda a Península Ibérica.

(notícia da Rádio Renascensa)

«A Polícia Judiciária deteve um empresário que considera ser uma das principais referências na prática de fraudes fiscais em Portugal.
O homem em causa é suspeito de ser o líder de uma rede que operava em toda a Península Ibérica.
Trata-se de um velho conhecido dos homens do combate ao crime económico da Judiciária, que o consideram mesmo um dos mais importantes criminosos na área da fraude fiscal.

O ramo de actividade é o dos consumíveis de informática e os esquemas usados encaixam no conceito do “Carrossel do IVA”.
Através de dezenas de empresas de fachada - em Portugal e em Espanha - a rede geria um complexo sistema de facturação, cujo resultado prático era a obtenção de avultados valores, provenientes do reembolso indevido de IVA.

Com os dados que já tem, a Judiciária estima que o Estado tenha sido lesado em, pelo menos, três milhões e meio de euros, acusando esta rede de fraude fiscal qualificada, associação criminosa, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

A detenção foi feita no sábado em Lisboa, tendo a Judiciária realizado uma dezena de buscas, não só na capital, mas também em Guimarães e Vizela, zonas do país onde o empresário também tem residências.

Depois de ouvido em Tribunal, o empresário ficou em prisão preventiva, sendo que a Judiciária constituiu mais dois arguidos, que vão aguardar julgamento em liberdade».

Este empresário, na casa dos 30 e poucos anos, era uma figura sobejamente conhecida e dispunha de dezenas de viaturas entre outros valores.

Partilhar