APITO DOURADO Vizela-Gondomar ainda dá que falar

Na época em que despoletou a polémica do Apito Dourado, o Vizela foi seriamente prejudicado no jogo em casa contra o Gondomar. Entre outros quejandos de que se gabou, Licínio Santos expulsou Nelo aos 13 minutos e depois gabou-se do seu feito via telemóvel a Valentim Loureiro. A PJ gravou tudo. Licínio dizia que a coisa esteve preta mas que tudo se resolveu a bem para o lado do Gondomar. Vítor Pereira, actual chefe dos árbitros, já viu o vídeo do jogo em Tribunal mas considera que Licínio errou para os dois lados.

(A notícia é do Diário Digital e foi publicada no dia 26 de Março)
Apito Dourado: Tribunal utiliza vídeo emprestado
Um vídeo-leitor emprestado pelos serviços do Ministério Público permitiu que o Tribunal de Gondomar retomasse, na tarde de hoje, o visionamento de jogos com arbitragem sob suspeita no âmbito do processo «Apito Dourado».

Devido às más condições técnicas do equipamento usado pela manhã, o perito Vítor Pereira e o colectivo do 2º Juízo Criminal de Gondomar tinham interrompido o visionamento das imagens cerca das 11:45.

O juiz-presidente, Carneiro da Silva anunciou mais tarde que na sessão de quinta-feira ou na de segunda-feira o tribunal já vai ter ao seu dispor uma tela e um projector.

O visionamento das imagens está a ser feito num pequeno televisor.

Nesta 16ª sessão do julgamento, Vítor Pereira - que é presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) - só teve tempo para analisar lances polémicos de dois jogos, incluindo o Vizela-Gondomar.

Este desafio foi arbitrado pelo arguido Licínio Santos (acusado de dois crimes de corrupção desportiva passiva), a quem Vítor Pereira imputou vários erros.
Vítor Pereira considerou, contudo, que o árbitro «errou para os dois lados» e reconheceu que o ângulo de Licínio Santos nem sempre era o melhor, nem coincidia com o da câmara que filmou a partida.

«Estamos a ver um jogo na perspectiva da câmara e não do árbitro», frisou o presidente da Comissão de Arbitragem da LPFP, em comentário ao visionamento das imagens.

Ao contrário do previsto, Vítor Pereira voltar quinta-feira ao tribunal, para analisar outros lances polémicos de mais alguns jogos, incluindo o que opôs o Gondomar ao seu directo competidor na luta pela subida de divisão, o Dragões Sandinenses.

Com isto, ficam atrasadas as audições de outros dois peritos: Jorge Corado, que devia deslocar-se quinta-feira a Gondomar, e Adelino Antunes, que estava convocado para segunda-feira.

Partilhar