Os meninos da Jamba - (Nelson Leite)



Ao ler este poema, não consegui ficar calado com as lindas palavras escritas pela Rosa Dias, pois são palavras verdadeiras e reais do que se passa naquela região de Jamba.

Mal vi este poema, lembrei-me de imediato de tudo o quanto passei para conseguir enviar ajuda para matar a fome e a sede daquelas crianças, para lhe dar um pouco mais de conforto com milhares de brinquedos, para lhes ajudar a ter um pouco de material para poderem aprender um pouco mais, ou simplesmente para lhes ajudar a ter algo para vestir.

Foi com uma grande ajuda de uma corajosa e empenhada jornalista da TVI que consegui com que todos aqueles donativos angariados pelo grupo de jovens de Infias seguissem seu destino.

Mas é pena, com muita pena mesmo, que vivemos num país que não apoia os jovens nestas iniciativas, que não os incentiva a dar o exemplo em ajudar os outros, em ajudar as crianças que não tem culpa de viverem no meio de tanta pobreza, de viverem num país rico mas com governantes que só pensam no poder e na ambição de se tornarem cada vez mais ricos, enquanto isso aquelas pobres crianças sofrem com a dor de serem filhos de um país rico mas de uma região pobre.

Cara, Rosa Dias, fiquei muito feliz com as suas palavras, porque é sempre muito bom saber que não somos os únicos a saber da triste realidade que vivem os meninos de Jamba, mas ainda somos poucos, muito poucos para poder fazer algo mais para mudar isto.

Bem haja a todos aqueles que se preocupam com aquelas crianças de Jamba, ou como tantas outras que sofrem pelo mundo fora.




Partilhar