Grupo de Teatro da Fundação Jorge Antunes apresenta peça na Casa do Povo de Vizela

Dia 27 de Março o "Auto da Razão"



A Câmara Municipal de Vizela vai comemorar o Dia Mundial do Teatro com a apresentação da peça "Auto da Razão", pelo Grupo de Teatro da Fundação Jorge Antunes, no próximo dia 27 de Março, na Casa do Povo de Vizela, às 21.00h.



"Auto da Razão"

Texto – Jorge Palinhos

Encenação, Espaço Cénico e Figurinos – Diana Sá

Elenco – Carla Leite, Catarina Ribeiro, Filipe Salgado, Natália Ribeiro

O homem mata a sua mulher.

A mulher recusa-se a estar morta.

A médica faz o parto à mulher morta.

A amante pede ao homem para matar a mulher.

A amante morre…

Não não. A mulher morre. É assim? Já não sei…

A Juíza que decida!

O homem não está louco,

Não está Louco,

Louco!



Historial do Grupo

O Grupo de Teatro Fundação Jorge Antunes nasceu de um curso de iniciação ao teatro, realizado no âmbito do projecto Culturnima, na Fundação Jorge Antunes, em Novembro de 1998.

O projecto Culturnima foi um projecto de Animação Sociocultural que pretendeu, através do recurso à promoção de actividades artísticas, estimular e dinamizar a vida sociocultural da comunidade envolvente, com o apelo à participação dos membros da comunidade.

A arte é uma forma significativa de expressar ideias e sentimentos, capaz de fazer com que as pessoas adquiram um desenvolvimento mais harmónico e global. Consequentemente, nenhum projecto de Animação Cultural, e mais especificamente de Animação Sociocultural, pode negligenciar as actividades artísticas. Através delas favorece-se o desenvolvimento das capacidades humanas, de maneira particular, mediante a descoberta de novas possibilidades expressivas. Um desenvolvimento harmonioso e global vai além da dimensão racional e laboral do homem, para penetrar na dimensão afectiva, estética e sonhadora. É um modo de formação e de afirmação da personalidade. A arte excede a função estética, e alarga-se à cognoscitiva, comunicativa, formativa, e em ocasiões, lúdica ou hedónica.

O fundamental é criar espaços e meios que estimulem e proporcionem oportunidades de auto-expressão e criatividade. O curso de iniciação ao teatro pretendeu ser um desses espaços.

Partilhar