Em março, a VERDE - Associação para a Conservação Integrada da Natureza, da qual faz parte o vizelense João Ferreira, comemora não apenas o seu terceiro aniversário, mas também todas as árvores que existem em Portugal. Para celebrar este marco e promover a ligação entre as pessoas e a natureza, lançou o concurso nacional de abraços a árvores.
João Gonçalo Soutinho, presidente da VERDE, partilha que “esta iniciativa é uma oportunidade de celebrar as árvores de Portugal, principalmente as que gostamos de apelidar de Gigantes Verdes, que na realidade, já ninguém as consegue abraçar sozinho.
Acreditamos que apenas se envolvermos a comunidade no conhecimento e valorização do nosso património natural, o conseguimos realmente conservar ao longo dos anos”, destaca ainda que “o dia mundial da árvore é celebrado já no limite da época de plantações adequada para o nosso território, e por isso, neste dia trabalhamos acima de tudo para celebrar a vida das árvores já existentes e tudo que estas nos proporcionam”.
Esta competição, inspirada em iniciativas internacionais como o Campeonato Mundial de Abraços a Árvores, que ocorre na floresta Halipuu, na Finlândia, desafia os portugueses a envolverem-se numa atividade simples, mas significativa: abraçar uma árvore e partilhar esse momento nas redes sociais.
Os prémios deste concurso foram oferecidos por marcas parceiras da VERDE, que partilham o compromisso de proteção e conservação ambiental. Os vencedores terão a oportunidade de receber os seguintes prémios:
1º Lugar: Camisola “Verde Grisalho” da LOBO Apparel + T-shirt da
Palu + Livro Gigantes Verdes + 1 ano do plano “Guardião
Comunitário” do Carbono Biodiverso®
2º Lugar: T-shirt da Palu + Livro Gigantes Verdes + 1 ano do plano “Guardião Comunitário” do Carbono Biodiverso®
3º Lugar: Livro Gigantes Verdes + 1 ano do plano “Guardião Comunitário” do Carbono Biodiverso®
O concurso decorrerá até às 21h00 do dia 21 de março de 2024
Esta competição pretende fazer com que a população pare, aprecie e abrace (literalmente) as árvores que existem à sua volta diariamente, envolvendo assim a comunidade na proteção do património natural que existe em Portugal e criando mais consciencialização sobre a importância da preservação das árvores e florestas.
A VERDE procura o abraço mais carinhoso, o mais criativo, engraçado, inspirador e monumental. Procura todos os abraços que consigam ligar ainda mais as pessoas à natureza.
Já abraçaste uma árvore hoje?