1908 - Em sessão da Câmara Municipal de Guimarães presidida pelo Abbade de Tagilde é aprovada a liquidação da reparação das escolas de S. João (Joaquim Pinto) por 80 mil reis (equivalente hoje a 20 cêntimos) sendo o documento enviado ao Ministério do Reino para pagamento.
1979 - Realizam-se as eleições autárquicas. Gabriel Coelho Dias (na foto) é eleito Presidente da Junta de freguesia de S. Miguel das Caldas pelo PS-Partido Socialista. Em S. João venceu Augusto Martins Torres pela AD-Aliança Democrática. Em Infias venceu Artur Silva (AD) em Tagilde venceu António Dias (Pró Tagilde), em S. Paio venceu Adélio Morais Ribeiro (AD).
1984 - Em jogo referente à 13ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, o FC Vizela perde com o FC Porto, na Póvoa de Varzim, por 9-1. Gomes marcou cinco golos. Pita fez o golo do Vizela. Pelo Porto jogaram: Zé Beto (f), João Pinto, Lima Pereira (Vermelhinho, 57'), Eurico, Inácio, Jaime Magalhães, Frasco (Semedo, 57'), André, Quim, Gomes e Futre.
O árbitro foi Francisco Silva, de faro, que seria irradiado mais tarde depois de aceitar um chque-armadilha numa partida em Penafiel.
1997 - Morre Cónego Albano da Silva Freitas, pároco de S. João das Caldas há meio século e com 76 anos de idade. Era capelão dos Bombeiros.
À sua acção se deve a construção e funcionamento do Patronato de S. João, restauração da igreja paroquial após o incêndio de 1971, pré-primária escolar e fundação de agrupamento de escuteiros.
Quarenta sacerdotes participam na missa de Corpo Presente, entre eles D. Jorge Ortiga, bispo auxiliar de Braga. António Magalhães, presidente da Câmara M. Guimarães também esteve presente nas exéquias fúnebres para além de representantes de todas as Forças Vivas de Vizela.
Era natural de Golães-Fafe. Ficou sepultado no cemitério de S. João das Caldas-Vizela.
2009 - Primeira sessão pública de esclarecimento do futuro Plano Director Municipal de Vizela. Na sessão que decorreu no auditório dos Bombeiros participaram, para além de técnicos da Câmara Municipal, Eng.º António Pinheiro e o Arq.º Jorge Coutinho, os técnicos do Gabinete responsável pela execução do PDM de Vizela, o GIPP - Gestão Integrada de Projectos e Planeamento, Eng.º António Lameiras e Eng.º José Manuel Brás. O público colocou questões.
2009 - Num ambiente de grande satisfação e alegria, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa, inaugurou as obras de requalificação da EB1/JI Maria de Lurdes Sampaio de Melo (senhora na foto) em S.to Adrião freguesia presidida por António Costa.
2017 - Eduardo Guimarães é reeleito Presidente da Direção do Futebol Clube de Vizela em assembleia decorrida na Casa do Povo de Vizela. José Borges é reeleito presidente da Assembleia e Xavier de Freitas presidente do Conselho Fiscal.
2023 - Bombeiros de Vizela fazem importantes distinções em ceia de Natal. Ver aqui
2023 - Pedro Nuno Santos vence eleições na concelhia de Vizela (e no País) para Secretário-Geral do PS. Ver aqui.
2023 - FC Vizela empata (1-1) em Vila do Conde em jogo da I Liga, o último jogo do treinador Pablo Villar Ferreiro. Ver aqui.
2023 - Avelino Vaz Pinheiro é reeleito Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vizela. Ver aqui.
NASCEU NESTA DATA
1980 - Natália Fernandes (contabilista vizelense).
FALECEU NESTA DATA
2006 - Manuel Silva Abreu (S.Miguel)
2014 - Joaquim de Almeida (Nespereira)
2010 - Joaquim Pereira da Costa (Infias)
2019 - Justina Fernandes Campelos (S. Miguel)
2022 - Augusto Frias Monteiro (S.Miguel)
2022 - Alexandre Gonçalves Silva (Conde)
2023 - Maria Inês Gomes Pereira (S.Adrião)
2023 - Maria Júlia Fernandes Azevedo (S.Paio)
2023 - Bruno Rafael Barbosa Sampaio (AIREV)
Eventos históricos
- 63 a.C. — Cícero faz o quarto e final discurso das Catilinárias.
- 633 — Ocorre o Quarto Concílio de Toledo.
- 1082 — Raimundo Berengário II de Barcelona é assassinado.
- 1484 — O Papa Inocêncio VIII emite a Summis Desiderantis Affectibus, uma bula pontifícia na qual nomeia Heinrich Kraemer e James Sprenger como inquisidores para erradicar a alegada bruxaria na Alemanha.
- 1492 — Cristóvão Colombo se torna o primeiro europeu a pisar na ilha de Hispaniola (atual Haiti e República Dominicana).
- 1496 — O rei Dom Manuel I assina o decreto de expulsão dos "hereges" de Portugal.
- 1570 — Promulgada a Missa Tridentina pelo Papa Pio V.
- 1792 — Começa, na Assembleia Nacional, o julgamento do rei Luis XVI, durante a Revolução Francesa.
- 1812 — Napoleão Bonaparte abandona seu exército em difíceis condições na Rússia e retorna a Paris.
- 1889 — A Família Imperial Brasileira chega a Lisboa após deixar o Brasil devido à Proclamação da República.
- 1904 — A esquadra russa é destruída em Port Arthur pelos japoneses. O Japão sairia vencedor da guerra contra a Rússia.
- 1908 — Fundação da Cruz Vermelha Brasileira.
- 1917 — Golpe de Estado de Dezembro de 1917 que desembocaria na assunção do poder (governo e presidência) por parte de Sidónio Pais, em Portugal.
- 1931 — Catedral de Cristo Salvador em Moscou é destruída por uma ordem de Josef Stalin.
- 1934 — Crise da Abissínia: tropas italianas atacam Wal Wal na Abissínia, levando quatro dias para capturar a cidade.
- 1936 — A União Soviética adota uma nova constituição e a República Socialista Soviética Quirguiz é criada como uma República da União Soviética.
- 1941
- Durante a Segunda Guerra Mundial, a Grã-Bretanha declara guerra a Romênia, Finlândia e Hungria.
- Segunda Guerra Mundial: na Batalha de Moscou, Gueorgui Júkov lança um maciço contra-ataque soviético contra o exército alemão.
- 1943 — Segunda Guerra Mundial: forças aéreas aliadas começam a atacar as bases secretas de armas da Alemanha na Operação Crossbow.
- 1944 — Segunda Guerra Mundial: tropas Aliadas tomam Ravena na Itália.
- 1945 — Segunda Guerra Mundial: o Voo 19, uma esquadrilha de cinco aviões Grumman TBF Avenger, desaparece no Triângulo das Bermudas, em um dos mistérios da aviação mais famosos da história.
- 1946 — Nova York é eleita sede permanente das Nações Unidas.
- 1952 — Grande Nevoeiro: um nevoeiro frio desce sobre Londres, combinando-se com a poluição do ar e matando pelo menos 12 000 pessoas nas semanas e meses seguintes.
- 1956 — Forças britânicas e francesas se retiram do canal de Suez no Egito.
- 1957 — Sukarno, líder nacionalista da Indonésia, exige a expulsão de todos os holandeses do país.
- 1960 — Gana rompe relações diplomáticas com a Bélgica.
- 1964 — Lloyd John Old descobre a primeira ligação entre o complexo principal de histocompatibilidade (MHC) e a doença - leucemia de camundongo - abrindo caminho para o reconhecimento da importância do MHC na resposta imune.
- 1967 — É criada a Funai - Fundação Nacional do Índio - no Brasil.
- 1971 — A URSS veta, no Conselho de Segurança da ONU, a resolução que previa o cessar-fogo entre a Índia e o Paquistão, no conflito de Caxemira.
- 1977 — O Egito rompe ligações diplomáticas com a Síria, a Líbia, a Argélia, o Iraque e o Iêmen do Sul. Estes países eram contra a negociação de paz entre Egito e Israel - posteriormente o panorama político mudou.
- 1978 — É aprovada a resolução que determina a instituição do Sistema Monetário a 13 de maio de 1979, segundo acordo dos bancos centrais dos países da CEE.
- 1983 — É dissolvida a Junta Militar da Argentina. O general Reynaldo Bignone é nomeado presidente provisional, até que Raul Alfonsin assuma o posto.
- 1985 — O Reino Unido abandona a UNESCO.
- 1994
- A Ucrânia adere ao Tratado de não-proliferação nuclear e promete se desfazer de ogivas herdadas da antiga União Soviética.
- Entra em vigor o Tratado de Desarmamento Estratégico, START I, assinado em 1991 entre os Estados Unidos e a URSS.
- 1995 — Guerra civil do Sri Lanka: o governo do Sri Lanka anuncia a conquista do reduto tâmil de Jaffna.
- 2006 — O comandante Frank Bainimarama, apoiado pelas Forças Armadas, lidera um golpe de Estado em Fiji, derrubando o presidente Josefa Iloilo e o primeiro-ministro Laisenia Qarase.
- 2014 — Voo teste de exploração 1, é lançado o primeiro voo teste da Orion.
- 2017 — O Comitê Olímpico Internacional proíbe a Rússia de competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 por doping nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.