deverá utilizar a linha SAÚDE24 (808 24 24 24) em vez de se deslocar ao Serviço de Urgência. Se o seu caso necessitar de observação médica urgente, será encaminhado para o Serviço de Saúde mais adequado pela linha. Trata-se de garantir que se libertam os meios clínicos necessários para atendimento aos casos realmente prioritários, em vez de se congestionar os Serviços com doentes não urgentes. Realça-se que cerca de 40% dos doentes que recorrem ao Serviço de Urgência do Centro Hospitalar do Alto Ave, em Guimarães, são classificados como doentes não urgentes.
Recomendações:
1 - Ligue para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) em vez de se dirigir ao serviço de urgência do hospital. Tem ao seu dispor mais de 400 enfermeiros prontos para o(a) ouvir e dar resposta aos seus problemas de saúde, 24 horas por dia. Se for encaminhado(a) para um serviço de urgência pela linha será atendido mais rapidamente, pois quando chegar já estará referenciado(a).
2 - Em alternativa deve contactar ou dirigir-se ao seu centro de saúde, ao seu médico de família, que está habilitado para o atender, em vez de se dirigir ao serviço de urgência do hospital. Poderá ainda agendar uma consulta, por telefone, para o mesmo dia. Se a sua situação clínica o justificar, o seu médico de família irá orientá-lo para o Centro Hospitalar com a informação adequada, tendo prioridade no atendimento.
Atendimento nos centros de saúde:
Guimarães, Vizela e Taipas: 8h00 - 20h00 (dias úteis) e 9h00 - 13h00 (Domingo)
Fafe e Mondim de Basto: 8h00 - 20h00 (dias úteis)
Cabeceiras de Basto: 24h por dia.”
José Luís Costa