Estudantes estrangeiros passaram por cá

 Durante o corrente ano lectivo, viveram a nossa cultura partilhando o seu dia-a-dia com famílias de acolhimento do Distrito de Braga - Braga, Vizela, Guimarães e Póvoa do Lanhoso - se despedem do nosso país.



É com muita nostalgia que no final do mês de Junho seis estudantes - da Tailândia, Dinamarca e Guatemala -, que durante o corrente ano lectivo, viveram a nossa cultura partilhando o seu dia-a-dia com famílias de acolhimento do Distrito de Braga - Braga, Vizela, Guimarães e Póvoa do Lanhoso - se despedem do nosso país. No regresso a casa levam a mala cheia de boas memórias, experiências e histórias sobre Portugal para contar na língua de Camões.

Enquanto uns partem outros preparam-se para iniciar a sua experiência intercultural, no nosso país, a partir de Setembro deste ano.
A Intercultura - AFS Portugal dará as boas-vindas a quase 90 estudantes, dos 15 aos 18 anos, que durante um trimestre, semestre ou todo o ano lectivo, irão estar não só a viver e a enriquecer uma família portuguesa, voluntária, como também, ao estudar numa escola secundária, poderão proporcionar novas perspectivas aos estudantes portugueses.

Procuramos famílias de acolhimento interessadas em ensinar a nossa língua, costumes e tradições, estilos de vida e motivadas para saber mais sobre uma cultura diferente da nossa. Famílias disponíveis para aprenderem mais sobre si próprias e o jovem que acolherem.

Solicitamos a vossa colaboração na divulgação desta informação entre os vossos leitores e colaboradores.

Caso estejam interessados em saber mais sobre os estudantes a viver actualmente em Famílias do Distrito de Braga entrem em contacto connosco. Estes jovens terão o seu Campo de Partida, organizado pela Intercultura - AFS Portugal, e a decorrer este fim-de-semana (1 e 2 de Junho) na cidade do Porto, momento em que terão a última orientação antes do regresso aos seus países de origem.


O que é a Intercultura - AFS Portugal?
A Intercultura – AFS Portugal é uma Associação de Voluntariado Jovem sem fins lucrativos. Não tem filiações partidárias, religiosas ou outras e tem estatuto de Instituição de Utilidade Pública.
Tem como objectivos contribuir para a Paz e Compreensão entre os Povos através de intercâmbios de jovens e famílias, para uma Aprendizagem Intercultural e Educação Global.

O que é o Programa AFS – Famílias de Acolhimento?
São experiências de Intercâmbio em que um jovem estudante vive com uma Família de acolhimento voluntária e estuda numa escola secundária durante um trimestre, semestre ou ano lectivo, no nosso país. O estudante deverá ser integrado como um membro da família.

----------------------------------------
Patrícia São João
Coordenadora de Recrutamento de Acolhimento
Hosting Admissions Coordinator

Partilhar