Ricardo estava livre, depois de ter cumprido quatro época ao serviço do Vizela na categoria de sénior, embora as suas duas primeira´s épocas ainda na categoria de junior A. É o primeiro reforço do Vitória de Guimarães.
Vizela receberá apenas os valores correspondentes à formação do jogador, já que Ricardo estava livre de assinar contrato por quem o pretendesse e ele desejasse.
O jogador, de 21 anos, estava na mira de vários emblemas da Liga, contudo, os responsáveis vitorianos já terão conseguido chegar a acordo com o atleta de nacionalidade cabo-verdiana, segundo adianta o jornal «A Bola», na edição desta quarta-feira.
A mesma publicação adianta que o extremo esquerdo há muito que era seguido pelos responsáveis vimaranenses, além de que o jogador foi orientado por Armando Evangelista, actual treinador do Vitória B, que terá dado o aval para a sua contratação.
Depois de quatro anos em Vizela, sendo que o primeiro foi passado nos juniores, foi exactamente com Armando Evangelista que o jovem mais evoluiu, tendo se transformado num dos indiscutíveis da equipa. Além de velocidade e técnica individual, Ricardo Gomes também revelou veia goleadora ao apontar 12 golos em 29 jogos da 2ª Divisão Zona Norte.