O defesa central Steven Vitória deu este sábado ao Estoril a liderança provisória da Liga Orangina, ao apontar, de grande penalidade, o golo do triunfo, na receção ao Moreirense, por 1-0.
À entrada para esta jornada apenas 1 ponto separava as duas equipas, com o Moreirense a figurar no 2.º lugar da classificação. Mas, com este triunfo, o Estoril, que ainda não perdeu na Amoreira, assumiu a liderança da prova e aguarda agora por um deslize do Atlético na deslocação ao terreno do Desportivo das Aves.
Numa primeira parte demasiado tática, em que as equipas se preocuparam mais em não cometer erros do que a tentar chegar ao golo, a primeira ocasião de perigo surgiu aos 20 minutos, quando Wagner investiu pela direita, apanhando em contra-pé a defesa do Estoril, e centrou para Luís Pinto, mas Tiago Gomes cortou para canto.
Licá, que foi eleito o melhor jogador do mês de Novembro na Liga Orangina, era o elemento mais atrevido no encontro e, aos 38 minutos, ao iniciar uma jogada individual foi rasteirado na grande área do Moreirense por Filipe Gonçalves, levando o árbitro Carlos Xista a assinalar grande penalidade, convertida por Steven Vitória.
Depois do intervalo, a equipa do Moreirense entrou mais determinada e só não chegou ao golo, aos 54 minutos, porque Steven Vitória desarmou oportunamente Ghilas, após cruzamento de Wagner. Pouco depois, foi a vez de Fábio Espinho, de fora da área, atirar ligeiramente ao lado da baliza.
A partir dos 65 minutos, o Estoril "cresceu" no campo, assumindo a posse de bola, o que levou a um controlo total do resultado, que apenas não foi ampliado, aos 90+4, porque Licá atirou ao lado da baliza defendida por Ricardo Andrade.
Jogo realizado no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.
Estoril-Praia - Moreirense, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Steven Vitória, 40 minutos.
Equipas:
Estoril: Vagner, Vítor Moreno (Bruno Nascimento, 46), Steven Vitória, Lameirão, Tiago Gomes, Diogo Amado (Erick, 89), Gonçalo Santos, João Coimbra, Licá, Pedro Moreira (Gerso, 73) e Adilson. (Suplentes: Ernesto, Bruno Nascimento, Gerso, Bruno di Paula, Fabrício, Erick e Luís Tinoco).
Moreirense: Ricardo Andrade, Pintassilgo (Tiago Carneiro, 87), Miguel Oliveira, Ricardo Fernandes, João Vicente, Castro, Fábio Espinho, Filipe Gonçalves, Wagner, Luís Pinto e Ghilas (Jerémy, 82). (Suplentes: Ricardo Ribeiro, Pinto, Tiago Carneiro, Jerémy, Robson, Augusto e Tales).
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).
Ação disciplinar: cartão amarelo a Pedro Moreira (11), Pintassilgo (52) e Bruno Nascimento (81).
Assistência: 664 espectadores.
(IN RECORD)
CLASSIFICAÇÃO
1- Estoril 12-22
2- Atlético 11-21
3- Moreirense 12-20
4- Santa Clara 11-18