Túmulo de Francisco Guimarães. |
Foi uma figura ilustre na terra que escolheu para morrer uma das fotos é o seu túmulo, (paróquia de Sant. Sacramento-Campinas), no painel de várias fotos (2 foto), a 1º foto é da Catedral, o nosso antepassado teve uma grande importância na sua construção.
" Antônio Francisco Guimarães: De origem portuguesa, natural de Guimarães, lugar de Talegre da paróquia de S. Paio de Moreira de Cónegos, depois de morar durante alguns anos na Bahia, transferiu sua residência para Campinas, onde desencarnou, a 16 de julho de 1873.
Onde vai treinar a seleção em Campinas |
Benfeitor de Vitoriano dos Anjos Figueirôa, que mandara vir, por sua conta, da Bahia, incluindo seus três ajudantes para os serviços das obras de entalhe, que constituem o maior lavor que poderia sonhar o espírito de um homem de sua condição humilde.
Fundou, em 1847, a Irmandade do S.S. Sacramento do Rosário, fazendo-lhe vultosas doações,
Campinas |
Era o “Bahia” um coração aberto à beneficência, e de bondade inata.
Brasileiro adotivo, foi-lhe conferido o posto de Capitão da Guarda Nacional, exercendo o cargo de Delegado de Polícia, em 1850.
Mereceu, depois, ser contemplado com as honras de Comendador. (3)"
-Foi quem mandou construir o HOSPITAL DE VIZELA com a condição de ele abarcar as freguesias de Vizela e de Moreira de Cónegos e deixou uma quantia em dinheiro ao Pároco de Moreira de Cónegos para ajudar as jovens (pobres que não tivessem dote).
Então o que supostamente poderá ser o seu (passaporte):
"1814, Setembro, 22, Lisboa
PASSAPORTE do secretário do Governo
do Reino de Portugal da Repartição da
Marinha, Negócios Estrangeiros e Guerra,
D. Miguel Pereira Forjas Coutinho,
autorizando a viagem da cidade do Porto
para Bahia do bergantim Inocência
Triunfante, de que é mestre Francisco
Antônio Midelo e senhorio AntônioFrancisco Guimarães. Fonte: AHU-Bahia, cx. 247, doc. 118*AHU_ACL_CU_005, Cx. 257, D. 17805."
(4 fotos)
Hospital deu lugar a moderna Unidade de Cuidados Continuados que tem o nome de Francisco Guimarães. |
-----
(Parte da pesquisa de António Brás Mendes)