Francisco Assis assistiu ao jogo Vizela-Amarante

Deputado foi figura central no processo de elevação de Vizela a concelho.

Francisco Assis (deputado e comentador político da SIC, natural de Amarante onde já foi presidente da Câmara) assistiu ao jogo ao lado do presidente do Amarante e do Futebol Clube de Vizela tendo ficado surpreendido pelas dimensões do estádio.
Assis foi figura central na criação do concelho de Vizela no mandato de António Guterres onde exerceu as funções de líder parlamentar do PS na Assembleia da República.

Depois de se tornar amigo daquele que viria a ser o primeiro presidente da Câmara Municipal de Vizela, Francisco Ferreira, Assis teve um contacto estreito com Vizela tendo vindo a esta terra, em 1997, logo após o seu partido ter chumbado nesse ano o projecto de lei de elevação de Vizela a concelho, assegurar que em 1998 o PS votaria a favor de Vizela. O que veio a acontecer.
A aproximação de Assis a Francisco Ferreira foi algo que o líder do PS de então, Dinis Costa, não aceitou de bom grado e o MRCV não ficou menos agradado com Assis quando o PS reprovou o projecto em 1997 sobretudo.
Recentemente Francisco Assis esteve na sede do PS de Vizela (já sem Francisco Ferreira por lá mas sim Dinis Costa) a pedir apoio para a sua candidatura à liderança do Partido, mas encontrou a sede praticamente vazia. Política!


Francisco José Pereira de Assis Miranda (Amarante, 8 de Janeiro de 1965) é um político português.
Estudou num colégio católico e licenciou-se em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professor do ensino secundário, é militante do Partido Socialista desde 1985. Foi Presidente da Câmara Municipal de Amarante, de 1989 a 1995, e deputado à Assembleia da República, desde o último desses anos. Foi, pela primeira vez, presidente do Grupo Parlamentar do PS, entre 1997 e 2002. Saiu para ocupar o cargo de deputado ao Parlamento Europeu, onde permaneceu até 2009. Pelo meio foi eleito presidente da Federação Distrital do PS do Porto e candidato à Câmara Municipal do Porto, nas eleições autárquicas de 2005, saindo derrotado por Rui Rio. Manteve-se como deputado no Parlamento Europeu até ao final do seu mandato, ao mesmo tempo que se mantinha como vereador no Porto. Em Julho de 2009 foi apresentando como cabeça-de-lista do Partido Socialista pelo Círculo da Guarda às eleições legislativas de 27 de Setembro, vindo a ser eleito para o mandato de 2009-2013. Foi, pela segunda vez, líder parlamentar do PS, entre 2009 e 2011. É comentador na SIC Notícias.

Partilhar